Vamos apresentar o desenho de índio para colorir, uma atividade divertida e educativa. As crianças terão oportunidade de aprender sobre essa importante temática, através da pintura, aprendendo a respeitar e valorizar. Para imprimir em tamanho grande basta clicar nos desenhos abaixo!
Atualmente, os educadores buscam estratégias para ensinar os pequenos. Os métodos orais e tradicionais, foram substituídos por conteúdos lúdicos e dinâmicos.
Ou seja, apresentar o conteúdo de forma atrativa e única é importante para prender a atenção. Considerando todos os detalhes necessários para a aprendizagem e absorção das informações.
Além disso, a família também pode utilizar os desenhos para o entretenimento das crianças. Construir momentos familiares onde a pintura seja apresentada e compartilhada.
Aprendendo com o desenho de índio para colorir
Os primeiros momentos em um ambiente escolar, é mágico para as crianças. Um mundo novo, pessoas desconhecidas e uma tela em branco para ser preenchida.
É provável, que alguns sintam medo e sofram no primeiro contato, no entanto, com o passar do tempo a preocupação é substituída pela curiosidade e o anseio pela aprendizagem.
Por mais que muitos já tenham se apropriado da linguagem, eles ainda não conhecem as letras e precisam aprender com desenhos, pinturas e brincadeiras.
Ou seja, para o professor ensinar sobre os primeiros habitantes do Brasil, ele precisa de ferramentas lúdicas e de fácil percepção.
Nesse sentido, usar o desenho de índio para colorir é uma estratégia importante para ensinar. Vamos entrar na caravela dos portugueses e conhecer a história dos índios?
Uma viagem no tempo
Em princípio, convide os pequenos para uma pequena viagem. Vamos voltar ao período das navegações, onde os marinheiros exploravam os mares em busca de novas terras.
Em uma das viagens, eles chegaram em uma terra muito linda, repleta de matas e muitos animais diferentes. Eles imaginavam que esse lugar estava deserto e esquecido.
No entanto, tiveram uma grande surpresa! Nessa terra viviam pessoas muito especiais, nativos que viviam da terra e possuíam tradições valiosas.
Com toda certeza, eles ficaram surpresos com a presença dos navegadores. Afinal, eles possuíam outros comportamentos e vestiam roupas diferentes.
Apesar do estranhamento eles resolveram abrir as portas da sua casa. Que tal embarcar nessa aventura através do desenho de índio para colorir?
Visitando as aldeias
Vamos fazer a primeira parada no desenho de índio para colorir. Visitar o lugar onde os nativos vivem, constroem histórias e ensinam sobre a vida.
Entraremos no coração da floresta e vamos acessar o cantinho dos índios. Locais onde todos se reúnem e vivem em comunidade.
Atualmente, as pessoas moram de forma isolada. Ou seja, cada família possui sua casa e pouco se relaciona com o vizinho, não é mesmo?
No entanto, os índios optam por um estilo de vida um pouco diferente. Morar perto, compartilhar a alimentação, o trabalho e as conquistas, é algo bastante valioso.
Em suma, o cantinho dos primeiros nativos do Brasil é parecido com o coração de mãe, sempre da um jeitinho para entrar mais um e permanecer juntinho.
Arco e flexa
É provável, que as crianças visualizem o arco e a flexa, e imaginem um brinquedo. No entanto, esses instrumentos são utilizados para a alimentação do povo.
Só para exemplificar, vamos entrar na casinha do índio e visualizar os primeiros passos da criança. Ele começa a conhecer o mundo e entender os costumes e responsabilidade dos pais.
Com toda certeza, as crianças atualmente possuam poucas obrigações, não é mesmo? Normalmente ficam responsáveis pela organização da cama e dos brinquedos.
No entanto, os pequenos curumins, precisam estar prontos para ajudar a família. Ou seja, auxiliar os pais no abastecimento dos alimentos.
É provável, que as crianças questionem a respeito dos mercados. Nesse momento aproveite para ensinar que os índios retiram da natureza o seu alimento, através da caça e da pesca.
Nesse sentido, quando os pequenos encontrarem o desenho de índio para colorir portando o arco e a flexa, eles vão compreender que esse é momento de levar comida para casa.
Uma responsabilidade muito grande, não é mesmo?
Beleza e tradição no desenho de índio para colorir
Com toda certeza, as crianças já voltaram para casa com o rosto pintado e com um lindo cocar na cabeça, não é mesmo?
Esses costumes possuem ligação direta com a história dos índios e com os significados que foram ensinados ao longo do tempo.
Mas afinal, porque eles utilizam um cocar tão lindo e colorido?
Os nativos acreditavam que que as penas coloridas, espantavam os espíritos ruins e traziam prosperidade para o povo. Nesse sentido, colocavam na cabeça nas festas comemorativas.
Por mais que pareça uma tradição distante, também seguimos uma lógica muito parecida. Quando estamos felizes usamos muitas cores e no momento de tristeza escuremos a paleta.
Aproveite o desenho de índio para colorir, para transmitir alegria através das cores.
Liberdade
É provável, que muitas crianças nunca tenham colocado o pé na terra, ou aproveitado uma fruta direto do pé.
Atualmente, as pessoas permanecem presas e conectadas aos aparelhos eletrônicos. Visualizam através das telas a natureza e os seus encantos.
Pensando nessa triste realidade, essa atividade irá proporcionar uma realidade completamente diferente. Uma vida sem aparelhos digitais ou estabelecimentos fechados.
Os índios possuem liberdade! Eles correm pela mata descalços, sentem o vento tocar nos cabelos, tomam banhos nos rios e consomem os alimentos na natureza.
Por mais que essa realidade esteja um pouco distante das nossas crianças, você pode modificar alguns hábitos e apresentar um mundo mais livre.
Ou seja, substituir os longos períodos na frente da televisão por um passeio no parque. Ou quem sabe, desbravar o quintal da sua casa e pisar na terra vermelha.
Uma possibilidade que você encontra no desenho de índio para colorir, e uma mudança para a vida!
Conclusão
Chegamos ao fim dessa jornada. Um mundo diferente e com muitas descobertas surpreendentes, não é mesmo?
É provável, que muitas crianças peguem o desenho de índio para colorir, e sintam vontade de conhecer as aldeias e esse povo maravilhoso.
Aproveite para ensinar sobre o respeito e a valorização da história!
Com toda certeza, os ensinamentos extraídos serão valiosos para a vida do seu pequeno!